quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O que se passa com as fotos das crianças no Facebook?


O que reúne mais gostos e comentários absolutamente sem interesse nenhum no Facebook? Não, não são as fugas de capitais nacionais para o estrangeiro, os aumentos dos bilhetes de cinema ou nas taxas moderadores ou as larachas lá daquela Cátia da Casa dos Degredos, nem o vídeo da BBC com o único registo que existe da voz da Virgina Wolf. Nada disso. São seres que na maior parte das vezes nem sequer sabem falar. São as crianças. E não interessa nada quem é a criança ou de quem é, se a conhecemos pessoalmente ou não e se os pais são de facto pessoas com que já interagimos no plano real ou meros amigos facebookianos que até podem ser serial killers encapuçados de pais de família a usar a criança como isco para assassinar baby sitters loirinhas. A criança tem gostos que não acabam mais. E na opinião dos facebookianos, a criança é sempre linda. Fofa. Uma doçura. A cara do pai. O sorriso da mãe. As bochechas do tio. E o facto de estar toda cagada de papa, não lhe tira a beleza. E o facto da fotografia vir acompanhada de comentários da mamã babada sobre o tamanho do último cagalhão na fralda não incomoda ninguém (quanto muito, incomodaria sabermos que a mãe não pode estar mentalmente sã). A criança vai sempre, mas sempre ser um/uma arrasa corações, para todos os fãs do Facebook, mesmo que cresça para ser feio e gordo e com acne e pernas tortas, isso não interessa nada. O que me fascina mesmo é: porquê esta atração, esta incapacidade do dedo humano ficar quieto no teclado face a uma fotografia de uma criança? Será um ritual social? Será um instinto inato no ser humano, onde há criança tecla-se e ponto? Será um retrocesso mental a uma infância mal vivida? A criança é uma criança. Digo eu, que não percebo nada dessas merdas. Na volta é um alien, só que faltam-lhe as antenas. Na volta é birrento, chato, insuportável, mas isso nunca se diz. Na volta é burro que nem uma porta, mas já se sabe que o olhar da criança é sempre inteligente. Quem rouba a razão ao ser humano? A imagem da criança, pois então.
Nota: façam pesquisa por babys no google images e têm 144.000.000 imagens. Assustador!

5 comentários:

  1. meu deus...do que li no seu blog cada post assusta me cada vez mais...que idade tem?

    que mentalidade mais... e que maneira de pensar tao...

    desculpe mas ou é uma pessoa muito futil ou faz se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou dizer-lhe uma coisa, por norma as crianças não são propriamente inteligentes porque ainda têm o cérebro em desenvolvimento (falo destas a que este "NaA" se refere) mas são muito ESPERTAS! Agora, dependendo da educação, podem ser é mal educadas e birrentas (já vi muitas e essas dão-me cabo do "nervoso miudinho") ou então tornam-se bem educadas, amorosas até dá vontade de brincar com elas a toda a hora... sinceramente, não sei o que este indivíduo (ou esta "indivídua") tem contra as crianças. Se continuar assim ainda acaba igual ao George Clooney (ou porque é que acham que ele não tem filhos?), mas se há coisa que me assusta, também, são pessoas que não gostam de crianças. Por outro lado creio que a privacidade delas deveria ser respeitada (é por isso que não divulgo as fotos dos membros mais novos da família-e não, não são filhos, e muito menos netos...)

      Eliminar
  2. Espero que nunca venha a ter filhos. Não é que concorde com a exposição das crianças na internet mas este texto certamente não discute esse tema. Mostra sim alguma frustração decorrente de uma vida infantil mal passada.

    ResponderEliminar
  3. Assustador é realmente alguém escrever este texto.
    Não digo que nunca tenha pensado o mesmo em certas alturas, mas entre aquilo que pensamos num momento, e aquilo que nos sentamos para escrever, vai uma longa distância.
    Deve entender que em última análise as crianças não têm culpa e se pensarmos bem é bom ser-se tolo e babado de vez em quando, é sinal que não somos autómatos.
    No fundo é uma tolice inócua, apesar de você não entender assim, tanto que até se sente assustada.
    Sabe o que devia fazer? Caso tenha mãe devia dar-lhe a ler este texto, talvez ela se lembre de si quando era criança ou talvez não...

    ResponderEliminar
  4. É mesmo assim, os muidos de hoje em dia nem sabem pular a cerca, nem sequer os metem na cerca mais...

    ResponderEliminar