quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Paulo Bento XVI não dá beijos na boca

Parece que a Benetton voltou atrás com a decisão de incluir na sua nova campanha publicitária a fotomontagem que mostra o Papa Bento XVI e o imã egípcio Ahmed el Tayyeb a darem um belo chocho. Acho muito bem, e não é porque o Vaticano se tenha queixado imenso, que aquilo era um desrespeito ao papa e aos fiéis – isso é normal, já se sabe que a Igreja é uma queixinhas, sempre a lamuriar-se, ainda por cima uma queixinhas sem qualquer sentido de humor, com graves inseguranças que justificavam uma ida a um terapeuta e, pasme-se, sem qualquer confiança na justiça divina ou não vivia obcecada pela justiça dos homens, o que é uma contradição fascinante -, mas porque o Papa não tem qualquer sex appel. Nada! Se fosse o João Paulo II, pronto, era pelo menos um homem simpático, a quem se podia dar umas festas na carequinha. Agora ao Bento? Alguém tem vontade de fazer festinhas ao Bento?
Nesta campanha da Benetton, está lá o Obama e o Sarkozy, e o primeiro já sabemos não é nada de se deitar fora, o segundo é casado com uma top model, o que é bom para ele porque lança sempre a questão ‘uau, como é que aquele taco de pia conseguiu aquilooo?’, portanto, dá para imaginar que ele deve ter algumas capacidades ocultas. Mas o Bento XVI, convenhamos, nem dado e nem vestido de Prada de cima abaixo. Além do mais, numa campanha que apela à paz no mundo e que coloca os maiores líderes mundiais a darem super fofos beijos na boca não faz sentido ter um representante da Igreja. A verdade é: a igreja existe além dos comunicados fanáticos que se fazem ouvir lá pelo porta-voz do Vaticano? Ou dos discursos em latim lá na Basílica de São Pedro? Duvido seriamente da sua existência no mundo. É mais uma performance do que uma entidade viva. Com uma terrível ausência de sentido de humor e incapacidade de se rir de si própria. Se calhar, já morreu e ninguém nos disse. E como se sabe que é má ideia brincar com os mortos, é melhor mesmo que a Benetton deixe a imagem lá esquecida e arranje alguém, por exemplo, do FMI, para beijar o imã. É que me parece que a banca ficou um pouco esquecida e se o tema é ‘paz no mundo’, sendo que o mundo lhe pertence por esses dias, essa sim é uma falha indesculpável.

2 comentários:

  1. A igreja é mais uma performance do que uma entidade viva? Fazes ideia de quantos milhares de pessoas comem e vivem do apoio da Caritas em Portugal?? Para não falar de outros apoios que chegam através das paróquias a todo o tipo de pessoas que sofrem de exclusão social. Desde drogados, pessoas com deficiências, etc. Antes de atacares seja que entidade for, um trabalhinho de pesquisa é aconselhado. Nada melhor que falar com conhecimento de causa.

    ResponderEliminar
  2. Meu Deus, salva-me de quem não tem sentido de humor !

    ResponderEliminar